Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

Experiência de sucesso em Araucária é apresentada no Fórum Metropolitano do Alimento Seguro

temtudoinfinity
12 de junho de 2026
Experiência de sucesso em Araucária é apresentada no Fórum Metropolitano do Alimento Seguro

Nesta quinta-feira (11), o trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Araucária/SMAG teve destaque durante o Fórum Metropolitano do Alimento Seguro, em Curitiba. Durante o evento que reuniu gestores e lideranças da região, a experiência de sucesso de apoio à regularização de processos e comercialização de produtos, com base na visão dos pequenos produtores rurais, foi apresentada como case de sucesso. A ação tem sido referência para outros municípios paranaenses.

Janete Fila é um exemplo de como a regularização com o apoio da Prefeitura pode mudar a vida de pequenos produtores rurais. Durante o fórum metropolitano, ela contou um pouco da sua história como produtora rural e do apoio da Prefeitura para o registro dos produtos e comercialização a partir da regularização de sua queijaria.

Como resultado da dedicação pessoal e do devido apoio técnico, Janete já soma medalhas em diferentes concursos relacionados a queijos. A regularização também possibilitou a participação em feiras livres (incluindo a da Praça da Bíblia) e o leite produzido na propriedade – que, ao invés de ser vendido para laticínio, passou a ser destinado exclusivamente para a produção de produtos como queijos e doce de leite. “Se não fosse a regularização, eu não teria nada. Foi da água pro vinho”, declarou a produtora em uma ocasião.

Programa Agroindústria Queijeira Legal
Representando a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a médica veterinária Andrea Kokubo falou sobre a importância da ação realizada no município. O trabalho do SIM de Araucária, com base na Lei Municipal nº 4.267/2023, tem sido referência não apenas pelo cumprimento rigoroso das legislações vigentes, mas pela postura colaborativa com os pequenos produtores rurais.

A produção de queijo e outros derivados de leite pode ser uma solução lucrativa para o excedente de leite na propriedade de pequenos produtores rurais. Para ajudar os produtores a saírem da informalidade e permitir que os produtos alcancem mais pessoas, o apoio da Secretaria de Agricultura, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), tem sido fundamental.

Os pequenos negócios são acompanhados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) ao longo do processo de regularização e recebem um Selo de Inspeção Municipal Provisório antes do SIM definitivo, após a formalização. Este selo, que aparece na rotulagem dos produtos de origem animal regularizados para venda, é um comprovante de que o produto foi devidamente manuseado e produzido segundo as normas que garantem a segurança e a qualidade aos consumidores.

O apoio da Prefeitura a pequenas queijarias também ganhou reforço com a entrega e instalação gratuita de tanques pasteurizadores aos estabelecimentos que já concluíram o processo de regularização. Esses equipamentos oferecem maior segurança, praticidade, qualidade e rentabilidade na produção de queijos e outros derivados de leite. A SMAG também oferece cursos e outras capacitações para que haja um aprimoramento técnico constante.

A Lei Municipal nº 4.267/2023, que institui o Programa Agroindústria Queijeira Legal, tem sido referência também no processo de regularização de pequenos negócios rurais de produtos como embutidos, mel e ovos.