Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

HMA recebe novos equipamentos para renovação da estrutura hospitalar

temtudoinfinity
17 de junho de 2026
HMA recebe novos equipamentos para renovação da estrutura hospitalar

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), recebeu na última sexta-feira (12) uma nova remessa de equipamentos destinados ao Hospital Municipal de Araucária, o HMA. A entrega faz parte do processo de renovação do parque tecnológico da unidade, uma demanda antiga das equipes que atuam no hospital.

Nesta etapa, foram adquiridas duas mesas de cirurgia, seis focos cirúrgicos (sendo três móveis e três fixos), seis cardioversores, três cuffômetros, uma esteira completa para teste ergométrico com eletro, computador e impressora, dois monitores portáteis com rodízios para aferição dos sinais vitais à beira leito na enfermaria, seis aparelhos para fototerapia de recém-nascidos, um agitador de plaquetas para a agência transfusional, quatro detectores fetais e uma incubadora estacionária para a UTI Neonatal.

Os equipamentos chegam para substituir o maquinário antigo, ampliar a segurança dos atendimentos e oferecer melhores condições de trabalho às equipes do HMA. A modernização também contribui para qualificar o cuidado aos pacientes, especialmente em áreas como centro cirúrgico, enfermaria, agência transfusional e UTI Neonatal.

Para o prefeito Gustavo Botogoski, a chegada dos novos equipamentos representa uma resposta concreta a uma necessidade antiga do hospital: “Quando assumimos, a equipe da saúde já apontava há anos a necessidade de renovação dos equipamentos do HMA. Encontramos equipamentos antigos, remendados e insuficientes para a demanda do hospital. Por isso, buscar os recursos para tornar essa renovação possível foi uma das prioridades desde o início da gestão. A saúde pública se faz com planejamento, investimento e entrega. Seguimos trabalhando para que o hospital tenha a estrutura que a população de Araucária merece”, afirmou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a renovação da estrutura hospitalar é uma medida importante para garantir mais eficiência, segurança e qualidade no atendimento prestado à população.

A Prefeitura reforça que novas entregas devem ocorrer de forma gradual, conforme o andamento dos contratos e o cronograma de fornecimento dos equipamentos adquiridos.

A iniciativa integra o trabalho de fortalecimento da rede municipal de saúde, com foco na melhoria da estrutura, valorização dos profissionais e atendimento mais adequado aos moradores de Araucária.