Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

População está convidada a participar da Conferência Municipal de Saúde no dia 27 de junho

temtudoinfinity
17 de junho de 2026
População está convidada a participar da Conferência Municipal de Saúde no dia 27 de junho

Araucária convida a população a participar da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 27 de junho, das 8 às 17h30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). O evento é um importante espaço de diálogo entre a comunidade, trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil para debater desafios e propor melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico (CLIQUE AQUI). A participação popular é fundamental para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população. Durante a conferência, os participantes poderão apresentar sugestões, discutir prioridades para a área da saúde e contribuir para a definição de propostas que poderão ser encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.

A programação vai incluir a Palestra Magna “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, ministrada pela superintendente do Ministério da Saúde no Estado do Paraná, Elizabete Vieira Matheus da Silva.

Ao longo do dia, os participantes também vão debater temas estratégicos para o fortalecimento do SUS, organizados em quatro eixos de discussão:

* Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
* Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
* Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde, emergências climáticas e justiça socioambiental;
* Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

A Conferência Municipal de Saúde é um instrumento de participação social previsto na legislação brasileira e tem papel essencial na avaliação da situação de saúde do município e na formulação de diretrizes para o aprimoramento das políticas públicas do setor.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que moradores, usuários do SUS, profissionais da área, representantes de entidades e demais interessados participem do encontro e contribuam com ideias e propostas para o fortalecimento da saúde pública em Araucária.

Conferência Municipal de Saúde
Data: 27 de junho de 2026 
Horário: 8h às 17h30
Local: Centro de Convivência da Pessoa Idosa: Rua Nossa Senhora dos Remédios, 1073 – Fazenda Velha.